A Nutrição Funcional Integrativa se compromete com a saúde dentro de uma visão integral do ser humano em que se busca entender a causa dos problemas de saúde que tem sempre como base a inflamação sistêmica gerada por maus hábitos alimentares, deficiências nutricionais, presença de toxinas internas e ambientais.
A análise de exames laboratoriais baseados em parâmetros diferenciados, das queixas e sintomas apresentados pelo paciente, e se possível de exames mais modernos e sofisticados como o exame de análise genética, o nutrigenética, o exame de metabólitos como o metabolômica, nos possibilitam aprofundar na exata compreensão dos fatores que estão associados às causas das doenças pelo seu aspecto alimentar e nutricional.
Associar estratégias alimentares adequadas para reverter os desequilíbrios metabólicos é o início e a chave para retomar a saúde. Em seguida, os suplementos fornecerão suporte ao organismo para encontrar sua homeostase. É uma necessidade básica em qualquer manifestação de doença leve, crônica, auto imune.
Na medicina do futuro, a nutrição de precisão será a primeira estratégia a ser abordada antes da intervenção ou de qualquer tentativa medicamentosa!
A Medicina Funcional Integrativa e suas ramificações como a Nutrição Funcional Integrativa possuem uma visão mais profunda e integral. Aprendemos a ver o ser humano como um todo, não em partes como estamos acostumados.
O nosso compromisso é com a Ciência que está à serviço da humanidade, mantendo um foco aguçado na individualidade do paciente e empregando uma compreensão mais abrangente da saúde humana.
Valorizamos conexões entre mente e corpo e buscamos entendê-las para intervir positivamente nas expressões gênicas favoráveis à saúde.
“O médico do futuro não prescreverá medicamentos, mas instruirá os pacientes sobre os cuidados com o corpo, sobre a dieta e sobre a causa e prevenção de doenças”. Thomas Edison, 1903

“Entre a saúde e a doença existe um longo caminho… Ele é definido pelo resultado da intoxicação física e emocional, associada a desnutrição do corpo.”
“Os sintomas desconfortáveis são como a ponta de um iceberg… De nada adianta tratar o sintomas, sem entender o que está sustentando estas manifestações!”
O que a nutrição funcional integrativa faz por você
A nutrição funcional integrativa visa o equilíbrio do organismo através de orientações individualizadas
- Alimentação: pesquisamos os alimentos mais adequados para promover saúde dentro das características individuais, considerando sua genética, ou através de alterações imunológicas.
- Correção da microbiota intestinal que define toda base da saúde física e emocional
- Correção de deficiências nutricionais através de suplementos de micronutrientes como minerais e vitaminas que são comprometidos na sua absorção em decorrência da disbiose intestinal, idade, atividade física em excesso, stress, uso de medicações e alimentação deficiente em nutrientes
- Correção e adequação de macronutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, indispensáveis para nossa saúde cerebral, imunológica e metabólica
- Pesquisa sobre equilíbrio hormonal que está diretamente associado a nutrição celular e todas doenças e inflamações que definem a saúde cardiovascular, cerebral, imunológica e metabólica.
A inflamação do sistema digestivo causada pelo consumo de alimentos incompatíveis é a primeira causa da inflamação sistêmica, que é a origem das manifestações de todas as doenças.
Como está sua digestão? Sente desconforto gástrico? Refluxo, azia, estufamento? Tem constipação ou diarréia? Precisa tomar medicamentos para aliviar dor estomacal?
Então, seu sistema digestivo precisa de socorro!E mesmo não tendo sintomas tão expressivos, você pode estar consumindo alimentos que sensibilizam seu sistema digestivo, provocando alterações na microbiota intestinal, e disparando desequilibrios na mucosa intestinal, responsável por 70% da sua imunidade!!As bactérias comensais do intestino são extremamente benéficas para a saúde humana, facilitando o metabolismo dos nutrientes e a resistência à colonização patogênica, promovendo a integridade das células epiteliais, além do claro desenvolvimento do sistema imunológico.
Esta relação entre microbiota e sistema imune vai além do intestino, influenciando positivamente as respostas imunes a patógenos em órgãos extra-intestinais.
A novidade é que a Medicina mais moderna vem redescobrindo o que Hipócrates sabia há muito tempo: que outras doenças menos óbvias são também causadas, influenciadas ou pioradas pelo estado do sistema digestivo, como a artrite reumatoide e outras doenças autoimunes, a síndrome da fadiga crônica, cefaleias, problemas na pele e até mesmo problemas psiquiátricos e câncer.
Vamos juntos adequar sua alimentação para equilibrar seu organismo?
A nutrição funcional integrativa consiste na reposição de minerais, vitaminas, aminoácidos e enzimas. Estas substâncias biologicamente ativas proporcionam uma nutrição celular ótima, capaz de destruir as reações químicas oxidativas que geram os radicais livres – substâncias extremamente agressivas às nossas células.
As deficiências nutricionais de uma dieta desbalanceada, somada a outros fatores como poluentes ambientais e estresse geram sintomas como cansaço, dores inexplicáveis, insônia, distúrbios do humor, e inúmeros sintomas considerados “comuns”, mas já decorrentes da má nutrição celular. Estas sensações acabam levando a maiores oxidações celulares e tornando-se a causa primeira das doenças.
Na medida em que compreendemos melhor como funciona nossa bioquímica, assim como os componentes biomoleculares dos nossos tecidos, vamos compreendendo a importância de uma ótima suplementação de nutrientes.
Nosso corpo realiza cerca de 35 mil reações químicas por segundo, e isto requer a presença adequada de minerais, vitaminas, enzimas, aminoácidos, lipídeos e glicídios.
O mais importante é preservar a integridade e a saúde da célula, independente de onde esta célula estiver.
A farmacologia da saúde (reposição dos nutrientes) resgata a excelência nutricional corrigindo os desequilíbrios nutricionais de cada pessoa. Os nutracêuticos (nutrientes com propriedades terapêuticas na forma de suplementos) são considerados reguladores funcionais e curativos. Quanto mais nutrientes, menor a necessidade de medicamentos, pois o organismo, suprido dos repositores metabólicos, equilibra seus órgãos e sistemas.
Indicativos
Você possui deficiências nutricionais? Observe os principais sintomas que podem ser indicativos importantes:
- Baixa vitalidade (cansa fácil) e sonolência durante o dia (metabolismo lento)
- Fome – belisca a toda hora ou logo sente necessidade de comer novamente, compensa as ansiedades e frustrações com comida
- Ânimo – é “difícil” acordar, gostaria de deixar tudo para depois…
- Humor – mau humor, irritação ou humor oscilante
- Má qualidade do sono – dificuldade de pegar no sono ou acorda cedo e não consegue mais dormir
- Dor de cabeça – frequentes e associadas à tensão muscular
- TPM – irritação, inchaço, emotividade excessiva
- Memória muito falha
- Queda de cabelo, aparência de seco e/ou quebradiço
- Unhas quebradiças
- Estômago incha fácil, constipação intestinal
- Imunidade deficiente – fica resfriado constantemente, apresenta alergias de repetição, infecções, debilidade orgânica, psoríase, herpes, etc.
Lista de Minerais
Por que nos faltam minerais?
Causas Alimentares- Ingestão de muitas substâncias deletérias à alimentação (doces, gorduras, conservantes, etc) que espoliam o organismo de seus minerais
- Acelerado empobrecimento do solo pelo seu uso de forma não balanceada, além do uso abusivo de agrotóxicos, poluentes do ar e da água
- Diminuição na qualidade nutricional de muitos alimentos em virtude do refinamento
- Stress físico, emocional e mental
- Sedentarismo ou muita atividade física
- Genética
Condutas
Antes de suplementar, é importante organizar condutas que vão favorecer o aporte adequado dos minerais no organismo. Sem elas não será possível estabelecer o equilíbrio orgânico!
As condutas mais importantes realizadas no tratamento da nutrição funcional integrativa são:
- eliminação de toxinas e metais pesados;
- eliminação de parasitoses;
- melhoria da função digestiva e intestinal;
- correção dos erros alimentares (detectar intolerâncias alimentares) e utilização dos nutracêuticos (nutrientes com propriedades terapêuticas na forma de suplementos).
Organismo agredido
Toxinas e metais pesados provocam sérios danos ao nosso corpo
Entendemos que as intoxicações orgânicas são tudo o que altera a homeostasia do meio interno. O nosso organismo poderá estar sofrendo a ação de vários elementos tóxicos desde vermes, bactérias, fungos, vírus até radiações, metais pesados, sedentarismo, má oxigenação, maus hábitos como fumo, álcool, drogas, pouca água, excesso de carboidratos refinados, açúcares, aditivos químicos, corantes, proteínas gordurosas e gorduras saturadas. Todos estes são fatores geradores de toxinas agressivas ao organismo.
Metais pesados ou tóxicos são elementos químicos estranhos ao nosso organismo cuja invasão ao corpo humano provoca danos à nossa saúde, por décadas após sua contaminação! Eles provocam lesões nas membranas celulares que perdem sua função biológica.
Sem a desintoxicação destes metais, torna-se impossível a regularização dos nutrientes orgânicos.
O hábito de pintar os cabelos, cozinhar em panelas de alumínio, consumir alimentos produzidos com agrotóxicos, respirar ar com poluentes de carros, chaminés, e indústrias, nos expõe a contaminantes, que irão diminuir nossa vitalidade e interferir na correta utilização dos nutrientes essenciais. É através deles que nosso corpo fabrica seus hormônios, enzimas, neuroreceptores, colágeno, ossos, pele, etc.
Por isso é que os metais tóxicos possuem reconhecido efeito deletério nos mais diversos tecidos e órgãos do corpo humano.