Ortomolecular é a nutrição que utiliza os micronutrientes (vitaminas, aminoácidos e minerais) para estabelecer o equilíbrio bioquímico das células. Hoje, os micronutrientes são reconhecidos como básicos para evitar a perda de vitalidade, o envelhecimento precoce, o aparecimento de doenças e o excesso de peso.
Assim como as vitaminas, os minerais são substâncias orgânicas que participam de várias funções no nosso corpo. Uma delas é regular o metabolismo. Isso significa que, independente de você se exercitar e ter uma alimentação saudável, quando faltam determinados minerais, o metabolismo fica mais lento, havendo necessidade de correção destes nutrientes para que a dieta produza o efeito desejado.
Porém, a perda e a manutenção do peso também dependem de uma série de fatores, como mudar os hábitos alimentares, moderar nas porções e fazer exercícios. A dieta ideal é aquela que leva em conta os alimentos adequados a cada organismo. Daí a necessidade de se pesquisar as intolerâncias alimentares que cada um possui, alavancando o processo de emagrecimento e fazendo com que se mantenha o peso ideal.
A ingestão de alimentos intolerantes causa vários sintomas que nem sempre são associados à alimentação. É o caso de aftas, queimação no esôfago, gastrite; gases, sensação de estufamento após as refeições, flatulência; queda de cabelo; cefaléia e enxaquecas; alteração da pressão arterial, taquicardia; maior dificuldade em emagrecer, facilidade em reter líquidos.
A correção dos minerais no organismo é feita pela nutrição ortomolecular na forma de suplementos alimentares completamente isentos de medicamentos.
A suplementação deve ser adequada às necessidades e situações de stress, ansiedade, insônia e cansaço evitando sintomas como fome, fraqueza e irritabilidade, tão comuns nos outros tipos de dieta. Ela serve para:
A pesquisa sobre a individualidade bioquímica é uma preciosa ferramenta de diagnóstico utilizada pela terapia ortomolecular, pois viabiliza ao terapeuta informações sobre a dinâmica de cada um possibilitando o tratamento individualizado cujo benefício se reflete na qualidade de vida e no objetivo de perda de peso.
A avaliação do paciente é realizada na clínica através do teste por bioressonância (não confundir com ressonância magnética). Trata-se de um exame que, através de um sinal emitido por uma caneta na ponta do dedo (nada de agulhas), avalia as necessidades e as carências de vitaminas, aminoácidos, minerais , antioxidantes, bem como a presença de metais tóxicos no organismo. O teste também é aplicado para testar alimentos que são intolerantes a cada pessoa. Assim, sua suplementação ortomolecular torna-se bastante individualizada.