Os ácidos graxos monoinsaturados são gorduras que podem ajudar a diminuir a gordura da barriga, prevenir o diabetes e o infarto.
Essas gorduras estimulam a produção de um hormônio pelas células gordurosas, chamado adiponectina, que tem a capacidade de influenciar o metabolismo das gorduras e do açúcar, possui ação antiinflamatória.
O que são ácidos graxos monoinsaturados?
São gorduras encontradas no azeite de oliva extra virgem, abacates, nozes, castanhas e chocolate amargo com altos teores de cacau. Além de estimularem a produção de adiponectina, também trazem os seguintes benefícios:
O que é adiponectina?
É um hormônio produzido pelas células de gordura chamada de adipócitos.
Prevenção da Síndrome Metabólica
A obesidade frequentemente vem acompanhada pelo aumento do açúcar, insulina e colesterol. Estes fatores associados constituem a Síndrome Metabólica que está relacionada com alto risco de doenças cardiovasculares.
O aumento do consumo das gorduras monoinsaturadas além de ajudar a emagrecer, previne o diabetes e as doenças cardiovasculares, servindo de excelente instrumento para prevenção da síndrome metabólica.
Evite óleos industrializados para cozinhar
TODOS os óleos industrializados provenientes da soja, milho, girassol ou canola, são aquecidos durante sua produção, tornando-se gorduras “TRANS”, que são prejudiciais à saúde.
A gordura hidrogenada presente em quase todos os produtos industrializados, não é apropriada para o consumo humano, pois é produzida à partir de um óleo vegetal aquecido, onde se introduziu átomos de hidrogênio e metais pesados como o níquel, para estabilizar a molécula. As margarinas também passam por esse processo para permanecerem em estado sólido à temperatura ambiente. Esta gordura eleva o colesterol ruim, causa obesidade, entope artérias causando derrames e infarto, aumenta a inflamação crônica e predispõe ao câncer.
Todos os restaurantes reutilizam o óleo em suas frituras. O óleo que com apenas uma utilização já é nocivo à saúde, quando reutilizado, aumenta seu potencial de causar doenças cardiovasculares, inflamação crônica, câncer, obesidade e outras doenças.
O único óleo que pode quando aquecido não torna-se “trans” é o óleo virgem de coco, palma ou babaçu.